domingo, 13 de janeiro de 2013

O meu pai era um romântico!



Quando namorava com a minha mãe, o meu pai pediu-lhe uma madeixa de cabelo e com ela fez uma pulseira, mandando-a à ourivesaria para colocar um fecho. Hoje essa pulseira ainda existe, já estragada, mas guardada na caixa de madeira, ao lado do embrulhinho das cartas enviadas pelo meu pai à minha mãe.
Guardadas na caixa há ainda outras recordações. 
Pendurados em pequenos ganchos alinhados no interior da tampa estão ainda os bilhetinhos escritos nos intervalos da aulas e os talões dos registos das cartas e encomendas que eram enviadas de Coimbra, onde o meu pai estudava, para a Candelária, onde a minha mãe vivia.
Apesar do namoro contrariado pelos meus avós maternos, o casalinho casou-se depois da avó paterna ter “raptado” a minha mãe no dia em que esta completou 21 anos.
Pouco tempo depois as duas famílias acabaram  por fazer as pazes e os meus pais embarcaram para o continente, rumo a Coimbra, onde o meu pai completou o último ano do curso de Direito.
Decorria o ano de 1937.
Na fotografia, além da pulseira cujo material não resistiu ao tempo, vê-se, na minha mão, o anel de casamento do meu pai unido ao anel da minha avó paterna, além do meu anel de casamento, com a marca das bodas de prata, festejadas em 1994.

21 comentários:

  1. Que bonito!
    Que ternura!
    Já não se fazem homens como antigamente ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por teres enviado o link.

    Devo estar ceguinha de todo, pois já lá voltei e não o vejo.

    Já cá está!

    Recordações que guardarás no "baú" das ternuras.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha... que bacana esta história, tão terna, tão romântica, adorei!!!
    Beijinhosss e parabéns pelo seu outro cantinho!!!

    ResponderEliminar
  4. Que alegria conhecer a história em prendas tão peculiares. Faz-me feliz ver detalhes intimos, vivos e impregnaados de amor! Ainda esses dias contei a minhas filhas que cada objeto guarda uma história e eis aqui a prova!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha!
    Parabens pelo novo blog.Que ele faça tanto sucesso como o antigo.
    Achei muito romantica a história de teus pais,que lindo!
    Beijinhos da Quinha

    ResponderEliminar
  6. Oi Teresinha! Parabéns pelo novo blogue e pela linda história de amor entre seus pais. Precisávamos hoje em dia de mais romantismo! Virei também aqui para bisbilhotar as outras coisas da Teresinha. Bjks e tudo de melhor prá ti!

    ResponderEliminar
  7. Oi Teresinha, Parabéns pelo novo blog.
    Que história linda e romantica de teus pais, fiquei muito emocionada.
    Beijos
    Ângela

    ResponderEliminar
  8. Como decia el blog anterior visito éste. Que lindo tu blog, son hermosas las historias familiares! Que tengas un maravilloso Año 2013!

    ResponderEliminar
  9. Olá querida Teresinha!Adorei ler essa hiatória!Tão linda!Porque não escreve um livro?Com certeza eu seria a primeira a compra-lo!Adoro histórias românticas!!Parabéns pelos lindos pais!!Beijos e Feliz 2013!!Cristina Peres.

    ResponderEliminar
  10. Teresinha,
    que linda história....
    História com H, Histórias reais...
    que nos fazem bem...
    Eu, ainda que noutros tempos, passei por algo semelhante
    o que só vem provar que a alma humana não muda....
    beijos de MF

    ResponderEliminar
  11. Que lindo saber que "eu não sou a última romântica"! Adorei a originalidade do seu pai, que, a meu ver, era um apaixonado de verdade!
    Parabéns pelo seu novo blog e que ele seja tão criativo e original quanto o outro!
    Um abraço bem brasileiro,
    Luciana B Bulhões.

    ResponderEliminar
  12. Olá Teresinha...

    Que linda história de Amor!
    Eu aqui lendo, viajei no tempo e
    imaginei como deve ter sido bom...
    Quem não gostaria de viver um Amor assim?
    Parabéns pelo blog.
    Beijo, fica com Deus.

    Ivete

    *

    ResponderEliminar
  13. Homens como seu pai está difícil de se encontrar hoje..linda história!! Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  14. Passei, entrei, fui recebida com um sorriso, e fiquei...

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada, Teresinha, pela visita.
    Ainda há histórias de amor bonitas! Não me posso queixar. Um abraço de Leiria até Coimbra.

    ResponderEliminar
  16. QUE LINDA HISTORIA!!!!!!!!
    ME PARECE PRECIOSA,
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  17. Que história linda!
    Adoro histórias de amor e de família!
    Fiquei encantada!
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Nossa que lindooooooooo! Pena que não se fazem mais homens como antigamente rsrsrs...

    Me desculpe por invadir seu espaço, mas encontrei você no blog Tentando Tricotar e resolvi xeretar. Se me permitir serei sua seguidora.

    Se puder, faça uma visita ao meu espaço, ficaria contente com sua presença por lá!

    http://www.joaninhatricoteira.blogspot.com.br

    bjs

    ResponderEliminar
  19. Que lindo e romântico! Tenho tanta pena do pessoal mais jovem já não ser assim :(
    Já não se fazem mais homens assim... :/
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Estou encantada com a história do seu pai e da sua mãe... Aqui no Brasil também tinha isso de fugir com a noiva, quando os pais colocavam algum obstáculo... Muito lindo! Beijos

    ResponderEliminar
  21. Teresinha,
    vim viajar e conhecer um pouco da história de amor de seus pais.
    Romantismo exacerbado do senhor seu pai! Coisa linda. A mãe era uma felizarda ;)

    bjn amg

    ResponderEliminar